Pular para o conteúdo principal

Deuses da astronomia | Como incas interpretavam os astros

 

Deuses da astronomia | Como incas interpretavam os astros

Por Nathan Vieira | 18 de Outubro de 2020 às 10h00
Reprodução, Edição/Canaltech

Na antiguidade, a humanidade justificava praticamente tudo com base nos deuses, algo que também acabava englobando o que observavam no céu. Foi por isso que criamos a série "Deuses da Astronomia", justamente para entender de que maneira os astros eram justificados pelas antigas civilizações. Nesta sétima e última parte da série, abordamos a civilização inca!

Valdecir Ferreira, filósofo e teólogo, professor de Antropologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), explica que os incas, assim como os astecas, foram uma importante civilização que nas Américas conseguiram se destacar pelos profundos desenvolvimentos religiosos, sociais e comunitários. Foram protagonistas na complexa construção de estradas e viveram por territórios que hoje correspondem da Colômbia ao Chile.

"O sistema de governos era a Teocracia, ou seja, tinham uma forte influência da religião. Como constituíram o povo por meio de diversas conquistas, os incas chegaram a ter mais de 30 idiomas entre seus habitantes. Num determinado período do ano, eram convocados pelo imperador para serviços do Império. Todos os anos se repetia essa prática. Com a fragmentação populacional, vivenciaram o enfraquecimento interno e, com isso, foram dizimados pela colonização hispânica", diz o professor.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Questionado sobre a relação deles com astronomia, o especialista destaca que os incas se destacaram pela agricultura, pela astronomia e conhecimentos sobre a natureza, e que mesmo não tendo a escrita própria do povo, os conhecimentos foram registrados com a chegada dos espanhóis. Para marcar suas festividades religiosas e de agricultura, criaram um calendário lunar com 365 dias e 12 meses.

Chegaram a construir, na cidade de Machu Picchu, um relógio do sol, para verificar os dias, as estações e as festividades religiosas. O conhecimento era regido pelas constelações. Acreditavam que agricultura, religião e astronomia estavam interligadas. Já em relação às crenças, os incas eram um povo de constituição politeísta e acreditavam em vários deuses. "A vida e a fé estavam ligadas com as forças da natureza. Sol, Lua, Trovão e Vento eram considerados deuses, sendo o Sol o deus regente. A cidade de Machu Picchu era o centro das peregrinações religiosas e rituais".

Céu

O céu da mitologia inca era representado principalmente por Pacha Camac, um deus invisível e cheio de complexidades e reviravoltas em sua lenda (Imagem: Reprodução/Nicolas DEBRAY/Pixabay)

O céu é sempre representado de uma maneira muito importante nas mitologias em geral, e com a inca isso não é diferente. Tudo começa com Viracocha, o deus da criação, que foi o primordial que criou o céu, a terra, o oceano, o sol, a lua e a primeira raça que habitou o lago Titicaca. O deus enviou uma inundação que matou todos, menos dois, um homem e uma mulher, fundadores da civilização inca. Outra versão da criação dos homens diz que Viracocha tentou uma segunda vez fazê-los lama. Depois de dar luz e ordem ao mundo, ele os deixou emergir das cavernas para expandir sua civilização.

Agora que já sabemos sobre a criação, vamos falar do céu em si: ele é representado por Pacha Camac. Trata-se de uma divindade invisível que controla o elemento do ar e concede milagres ao povo. Na mitologia em questão, ele governou as artes, profissões e oráculos. Era também o irmão de Manco Capac, o fundador da raça Inca. Pacha Camac queria muito criar uma raça humana, mas acabou falhando nisso. Sua raça viveu muito pouco porque se esqueceu de lhes fornecer comida e sofreu a eterna rejeição das pessoas.

Enquanto isso, o tempo (não o cronológico, o tempo meteorológico mesmo) é representado por Ilyapa. Ele era o deus dos fenômenos meteorológicos, especialmente tempestades. Ele foi retratado como um homem em roupas brilhantes, segurando com uma mão uma jarra cheia de água, onde estava a Via Láctea, e com a outra uma tipoia. Ilyapa controlava os elementos climáticos que disparavam uma pedra com sua tipoia dentro da jarra. O zumbido do fundo era um trovão, o projétil no céu era relâmpago e a água derramada do jarro era a chuva.

Sol

Basicamente, o deus Sol era o mais importante da mitologia inca, sendo representado por Inti (Imagem: Reprodução/Ira Gorelick/Pixabay)

O Sol também sempre acaba tendo um espaço de destaque nessas mitologias. No caso da mitologia inca, o astro é representado por Inti. Basicamente, ele era o deus mais importante de sua religião, o deus Sol. Inti teve pena dos homens que viviam como bárbaros nus em cavernas subterrâneas, e com isso em mente ensinou as artes, a agricultura, religião, fabricação têxtil e organização na sociedade. Sua veneração se estendeu por todo o império e a cidade de Cuzco foi seu principal centro de culto (Já assistiu a aquele filme "A Nova Onda do Imperador", da Disney? É inspirado nessa cultura!). O ouro era considerado o suor do sol, razão pela qual as paredes de seu templo eram banhadas por esse material.

O deus em questão também dominava diretamente as plantações, especialmente o milho para o qual os festivais eram celebrados. A mitologia também justificava os eclipses solares. Acontece que, segundo as crenças, foram atribuídos à ira de Inti. E vamos de menção honrosa? Vale falar de Chuichu, o arco-íris. Ele era o deus do arco-íris que ajudou Inti e Mama Kilya (a Lua, vamos falar melhor dela já já) com o plantio da cidade. Como os incas dependiam do sol e da chuva para ter boas e abundantes colheitas, Chuichu apareceu quando as duas divindades foram unificadas para o benefício dos incas.

Lua

Onde tem Sol, tem Lua, nas mitologias. Quando se trata da inca, a mesma coisa: a deusa era a esposa de Inti, a divindade do Sol (Imagem: Reprodução/JEFF HUAN/Pixabay)

Se você acompanhou os outros episódios dessa série, percebeu que nas mitologias é muito comum que o Sol e a Lua tenham alguma relação. Senão uma relação de amor ou de parentesco, algo de oposição intensa. De qualquer forma, na mitologia inca, isso também acontece: o Sol e a Lua são pombinhos! Mama Kilya, a lua, é filha de Viracocha e esposa de Inti.

Além de personificar o satélite natural da Terra, a divindade também estava associada à chuva. Por suas fases lunares, ela era a deusa representativa da passagem do tempo também, então governava o calendário e os feriados religiosos. Val ressaltar também que essa divindade era considerada a protetora das mulheres, dos votos de casamento e da fertilidade. É muito comum que a Lua seja retratada como uma figura associada ao feminino. Isso acontece em várias mitologias.

Vênus

Apesar de o nome Vênus ser associado a uma deusa romana, os incas tinham uma personificação para esse planeta, chamada Chasca (Imagem: Reprodução/NASA)

Olha que interessante: os incas tinham a própria "Vênus". Trata-se de Chasca, a personificação do planeta. o primeiro a sair e o último a desaparecer. Ela é considerada também a deusa do amanhecer e do pôr-do-sol, sendo representada como uma mulher linda e adorável que gosta muito de flores. Diferente da Vênus romana (que era a deusa do amor, da beleza e tudo o mais), essa "Vênus inca" é também a protetora das princesas e das virgens. A divindade também é associada à primavera e, justamente por ter o domínio do amanhecer e do pôr-do-sol, também é apontada como a deusa da renovação.

Fonte: Com informações de HistoryLive Science

Gostou dessa matéria?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HETERAS: AS ÚNICAS MULHERES LIVRES DA GRÉCIA ANTIGA

Conheça as mulheres que ofereciam prazeres amorosos e intelectuais a homens OTÁVIO URBINATTI  PUBLICADO EM 12/06/2019, ÀS 08H00 Crédito: Wikimedia Commons No centro do tribunal, uma das mais belas mulheres da Grécia Antiga estava entre a vida e a morte. Os conselheiros do Areópago, o tribunal ateniense, tinham em mãos o destino de uma semideusa acusada de impunidade, o que era motivo de traição para os moradores da cidade-estado. Por sorte, Hipérides, um dos mais renomados oradores na Ágora (onde se realizavam as assembleias e reuniões públicas), foi convidado para defender a ré com mais um de seus sublimes discursos. O júri, no entanto, parecia não estar convencido e pretendia mesmo assim tomar uma decisão contrária. Seria o fim de uma divindade? Um gesto desesperado do advogado levou a impiedosa para o centro, rasgou seu manto e expôs seus seios diante do plenário: a pele branca reluzida por todo o salão era um último apelo a tamanha beleza. A perfeição para os gregos era uma dádiva

O preço da beleza na Grécia antiga.

  Da Redação 02/08/2020 15h00 Afrodite Helena de Tróia Na Grécia antiga, as regras da beleza eram todas importantes. Os gregos acreditavam que um exterior perfeito escondia uma perfeição interior. Para eles, um corpo bonito era considerado evidência direta de uma mente bonita. Aqueles que tinham tempo livre podiam passar até oito horas por dia na academia. As mulheres gregas antigas tinham Afrodite como seu ídolo, a Deusa do amor e da beleza. Todas as mulheres e especialmente as que moravam em Atenas eram obcecadas por segredos de maquiagem e embelezamento. Mulheres ricas tinham seu laboratório de maquiagem pessoal. Garrafinhas com perfumes e essências, alfinetes, pinças, pentes, espatulas de madeira, colheres e espelhos cheios de ingredientes preciosos que os faziam parecer mais bonitas. Outras mulheres compravam todos os produtos de maquiagem necessários nas farmácias de seu tempo. A pele pálida era um sinal de riqueza para as mulheres aristocráticas e casadas, pois eram obrigadas a

Tuitaço mobiliza sociedade civil contra Lei Geral da Copa

24/02/2012 | Redação Carta Maior O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e os Comitês Populares da Copa estão conclamando a sociedade a participar da campanha "Fifa, abaixa a bola", que pressiona os deputados, através de milhares de mensagens pela internet, pela não aprovação do Projeto de Lei Geral da Copa (PL 2330/11). As entidades apontam pontos críticos do projeto que podem trazer sérios prejuízos à sociedadde durante a realização da Copa do Mundo de 2014. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e a Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa (Ancop) organizam tuitaço na próxima segunda-feira (27/02) contra os abusos a direitos trazidos pelo Projeto de Lei Geral da Copa (PL 2330/11). O mote da campanha é #Fifabaixabola. Na iminência da visita do presidente da Fifa, Joseph Blatter, que pressiona pela aprovação votação do substitutivo do deputado Vicente Cândido (PT-SP), sobre a Lei Geral da Copa (PL 2.330/11), as organizações