Pular para o conteúdo principal

Búlgara é escolhida para dirigir Unesco


Búlgara é escolhida para dirigir Unesco

Na quinta votação, Irina Bokova vence egípcio Farouk Hosny, apoiado pelo Brasil, para direção-geral de órgão da ONU
Claudia Antunes escreve para a "Folha de SP":

A búlgara Irina Bokova venceu ontem a disputa para a direção-geral da Unesco, a organização da ONU para a ciência, a educação e a cultura. Na quinta e última votação no Conselho Executivo da entidade, Bokova, 57, teve o apoio de 31 países, contra 27 que ficaram com o egípcio Farouk Hosny, apoiado pelo Brasil e antigo favorito.

Ex-comunista, Bokova é embaixadora na Unesco e diplomata desde o período em que a Bulgária pertencia ao extinto bloco soviético. Estudou relações internacionais em Moscou, e seu pai foi alto dirigente do PC búlgaro, reformado como Partido Socialista.

Entre nove candidatos, ela ganhou força na última semana e foi beneficiada por dois fatores: a rejeição a Hosny, que foi acusado de antissemitismo, e a origem no Leste Europeu, um dos dois blocos geográficos (o outro é o dos países árabes) que nunca comandaram a entidade.

O Itamaraty não quis comentar a vitória de Bokova, que deverá ser referendada no início de outubro pela conferência geral dos 193 países-membros.

Para apoiar Hosny, em nome da aproximação entre a América do Sul e os países árabes, o governo descartou a candidatura do brasileiro Márcio Barbosa - que presidiu o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no governo Fernando Henrique Cardoso, chegou por concurso à posição de vice-diretor da Unesco e queria concorrer.

Durante a campanha, no entanto, o Brasil não conseguiu a adesão unânime dos sul-americanos a Hosny, ministro da Cultura egípcio. O Equador lançou Ivonne Baki, presidente do Parlamento andino, que chegou a ter apoio dos EUA e dividiu os dez países latino-americanos e caribenhos que estão no Conselho Executivo.

Neste ano, um candidato apoiado pelo Brasil, sul-africano, já fora derrotado na disputa pelo comando de outra organização importante da ONU, a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica).

O Egito apostou todo o esforço diplomático na eleição de Hosny. Mas, em maio último, ele foi acusado de antissemitismo, quando veio à tona que dissera que queimaria livros em hebraico encontrados em instituições oficiais. Hosny negou a acusação e disse que a intenção era calar opositor da Irmandade Muçulmana que o interpelara sobre o tema e propagandeava a reforma de sinagogas.

Bokova substituirá o japonês Koichiro Matsuura, que encerra o segundo mandato de cinco anos. Ontem, ela disse não acreditar que o processo eleitoral tenha sido um "choque de civilizações".
(Folha de SP, 23/9)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTIVAL DE MÚSICA PARQUE SUCUPIRA

FESTIVAL DE MÚSICA PARQUE SUCUPIRA - A GRANDE FINAL É AMANHÃ!SÁBADO, 13 DE JUNHO DE 2009A partir das 19h, Estacionamento da UnB - Planaltina DF01 - Aroldo Moreira - "Paralelepípedo e outras proparoxítonas"02 - Diga How - "Quem lê, viaja"03 - Etno - "A mesma dor"04 - Kleuton e Karen - "Quando a peteca cair"05 - Malwe Djow - "Deus e o Diabo na Terra- Parte II06 - Martinha do Coco - "O Perfume Dela"07 - Máximo Mansur - "Concréticas"08 - Os Sambernéticos - "Meus Brasis"09 - Vytória Rudan - "Planador"10 - Zé do Pife e as Juvelinas - "Homenagem ao Mestre"COMPAREÇA! Traga a turma, assista ao vivo às apresentações finais e torça para a sua música favorita. ENTRADA GRATUITA!MAIS INFORMAÇÕES: http://festivalparquesucupira.blogspot.com/ O Festival de Música é realizado pela Rádio Comunitária Utopia FM de Planaltina-DF e ocorrerá na cidade.

Maias, astecas, incas e olmecas: quais são as diferenças?

Maias, astecas, incas e olmecas: quais são as diferenças? Por  Bruno Calzavara , em 6.11.2013 Escultura olmeca As civilizações olmeca, maia, inca e asteca são algumas das maiores civilizações antigas da história, e mesmo assim sabemos muito pouco sobre eles, em comparação com outras partes do mundo. Os olmecas, em especial, são frequentemente esquecidos por completo, enquanto o resto costuma ser aleatoriamente agrupado como se fizessem parte de um povo só – embora eles tenham sido grupos completamente distintos entre si. Maias, astecas, incas e olmecas: conheça as diferenças Em suma, os maias surgiram primeiro e se estabeleceram na região que hoje corresponde ao México moderno. Em seguida, vieram os olmecas, que também habitaram o México. Eles não construíram nenhuma grande cidade (talvez por isso tenham caído em relativo esquecimento), mas dominaram a região e formaram um povo próspero. Eles foram seguidos pelos incas, no Peru moderno e, finalmente, surgiram os astecas, que também...

HÁ 230 ANOS, ERA DESCOBERTA A IMPRESSIONANTE PEDRA DO CALENDÁRIO ASTECA

  MATÉRIAS  »  ARQUEOLOGIA HÁ 230 ANOS, ERA DESCOBERTA A IMPRESSIONANTE PEDRA DO CALENDÁRIO ASTECA A revelação do fascinante artefato de 25 toneladas representou um grande marco para a história GIOVANNA GOMES  PUBLICADO EM 17/12/2020, ÀS 00H00 - ATUALIZADO ÀS 09H41 A famosa Pedra do Sol - Wikimedia Commons Neste dia, há exatos 230 anos,  trabalhadores  que realizavam reparos na  Cidade do México  fizeram uma importante descoberta que viria a ser conhecida como a Pedra do Sol. A estrutura esculpida em forma de  disco  com cerca de quatro metros de diâmetro e 25 toneladas representou uma grande conquista para a história.  A descoberta Na época da descoberta, século 19, o México já se encontrava livre do domínio do Império Espanhol, e, assim, como os demais países da América hispânica, desenvolveu um apreço pelo seu passado indígena, devido à necessidade de modelos para a criação de uma identidade nacional. Dessa forma, o General ...