Pular para o conteúdo principal

11 filmes e séries para quem é fã de mitologia grega


Além de se divertir com as obras, mergulhar nesse universo pode ajudar a entender melhor costumes, valores e ideais que impactaram a cultura ocidental

POR JULIA DI SPAGNA 7 NOV 2020, 11H36

Nas aulas de História, aprendemos a importância e os impactos da Grécia Antiga no mundo em que vivemos. A arte, os valores e os ideais transmitidos pela mitologia grega ajudaram a moldar a cultura ocidental e até hoje são estudados e analisados. 

E o tema não se limita às aulas de História e pode até ser usado na redação. Em 2017, por exemplo, uma estudante que conquistou a nota 1000 no Enem aproveitou um mito grego para iniciar e concluir a sua redação. Confira o texto e se inspire.

Então para mergulhar de vez nesse universo e ampliar seu repertório, que tal conferir 11 filmes e séries sobre o tema? Veja abaixo:

Fúria de Titãs (2010)

O jovem Perseu descobre que é o filho mortal de Zeus, o deus mais poderoso do Olimpo, mas decide recusar essa condição depois que seu tio Hades ataca os humanos. Para castigá-los ainda mais, Hades exige que os habitantes da cidade de Argos sacrifiquem sua princesa, Andrômeda, em dez dias ou ele enviará Kraken, uma enorme criatura marinha, para destruí-los. Agora, cabe a Perseu salvar os mortais e a princesa da ira dos deuses.

Disponível no YouTube e no Google Play.

Tróia (2004)

Durante uma visita a Esparta, o príncipe de Tróia, Paris, apaixona-se pela rainha espartana Helena e a leva embora com ele. Com isso, o rei Menelau decide dar início ao que se tornaria a maior guerra entre os dois reinos, com mais de uma década de batalhas. Para derrotar Tróia, Esparta conta com Aquiles, um famoso guerreiro da época.

Disponível no Telecine Play, no YouTube e no Google Play.

Tróia: A Queda de Uma Cidade

 

Também sobre os acontecimentos de levaram à Guerra de Tróia, essa minissérie explora a relação de Paris e Helena após saírem de Esparta e a reação do rei depois de descobrir a partida da rainha. A obra foi produzida pela BBC em parceria com a Netflix.

Disponível na Netflix.

300 (2007)

Em 480 a.C., ocorre uma guerra entre a Pérsia, liderada pelo rei Xerxes, e a Grécia. Em uma das batalhas, o rei de Esparta, Leônidas, decide enfrentar com 300 guerreiros o numeroso exército persa. O sacrifício e a dedicação desses espartanos serviu de inspiração para toda a Grécia que se uniu para derrotar o inimigo que os habitantes da região tinham em comum.

Disponível no YouTube e no Google Play.

Grandes Mitos Gregos (2013) 

Nessa série documental, é possível conhecer melhor as antigas e mais famosas histórias por meio da arte. Em uma mistura de elementos ancestrais, com estátuas e pinturas, e contemporâneos, com animações e ilustrações, a obra explora a mitologia grega e separa os episódios por temas, como Zeus, Atenas, Dionísio e Apolo

Alexandre (2004)

O filme conta a história de Alexandre, o Grande, que conquistou 90% do mundo aos 25 anos. Em oito anos, ele liderou um exército, enfrentando ataques, acumulando vitórias e espalhando a cultura grega por 35 mil quilômetros. 

Disponível na Globoplay, no YouTube e no Google Play

Percy Jackson e o Ladrão de Raios (2010)

A vida de Percy muda quando ele descobre que é um semideus, filho de uma humana com o deus grego Poseidon. O que ele acreditava ser um déficit de atenção ou uma dislexia, na verdade eram seus poderes se manifestando. Para sua segurança e para treinar suas habilidades, ele é levado para um acampamento, onde conhece os filhos de outros deuses e percebe que precisa enfrentar um grande desafio.

Disponível no Google Play.

Imortais (2011)

Em 1228 a.C., o rei Hyperion está em busca do arco de Épiro, uma poderosa arma capaz de matar deuses. Durante a procura, ele destrói os vilarejos e famílias que encontra pelo caminho, até que Theseus, um jovem que era admirado por Zeus, decide enfrentá-lo.

Disponível no YouTube e no Google Play.

Hércules (2014)

Após anos de sofrimento por ter perdido toda a sua família e de realizar os seus 12 trabalhos, o semideus Hércules, filho de Zeus, conhece seis assassinos e se une a eles em busca de um trabalho. As ações dos homens acabam despertando a atenção do rei da Trácia, que convida Hércules para treinar seu exército e transformar seus guerreiros em sanguinários.

Disponível no Telecine Play, no YouTube e no Google Play.

Mulher-Maravilha (2017)

Diana Prince foi treinada desde criança pelas Amazonas, mulheres guerreiras citadas na Ilíada, um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga. Mas quando ela descobre que o mundo está em guerra, decide deixar a ilha onde cresceu para pôr fim aos conflitos. Confira aqui os paralelos entre a mitologia clássica e a personagem.

Disponível na Netflix.

Atlantis (2013)

A série britânica conta a história de Jason que, na busca pelo navio de seu pai, dado como desaparecido, acaba conhecendo uma misteriosa região repleta de criaturas míticas. Ele está em Atlântida, uma ilha lendária. Lá, conhece figuras, como Pitágoras, Hércules e o Minotauro.

Bônus

Kaos 

A produção da Netflix ainda não estreou no serviço de streaming, mas a previsão é que a primeira temporada tenha dez episódios, explorando diversos elementos da mitologia grega, como o poder dos deuses e a vida no submundo, por meio de um olhar contemporâneo.

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/11-filmes-e-series-para-quem-e-fa-de-mitologia-grega/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HETERAS: AS ÚNICAS MULHERES LIVRES DA GRÉCIA ANTIGA

Conheça as mulheres que ofereciam prazeres amorosos e intelectuais a homens OTÁVIO URBINATTI  PUBLICADO EM 12/06/2019, ÀS 08H00 Crédito: Wikimedia Commons No centro do tribunal, uma das mais belas mulheres da Grécia Antiga estava entre a vida e a morte. Os conselheiros do Areópago, o tribunal ateniense, tinham em mãos o destino de uma semideusa acusada de impunidade, o que era motivo de traição para os moradores da cidade-estado. Por sorte, Hipérides, um dos mais renomados oradores na Ágora (onde se realizavam as assembleias e reuniões públicas), foi convidado para defender a ré com mais um de seus sublimes discursos. O júri, no entanto, parecia não estar convencido e pretendia mesmo assim tomar uma decisão contrária. Seria o fim de uma divindade? Um gesto desesperado do advogado levou a impiedosa para o centro, rasgou seu manto e expôs seus seios diante do plenário: a pele branca reluzida por todo o salão era um último apelo a tamanha beleza. A perfeição para os gregos era uma dádiva

O preço da beleza na Grécia antiga.

  Da Redação 02/08/2020 15h00 Afrodite Helena de Tróia Na Grécia antiga, as regras da beleza eram todas importantes. Os gregos acreditavam que um exterior perfeito escondia uma perfeição interior. Para eles, um corpo bonito era considerado evidência direta de uma mente bonita. Aqueles que tinham tempo livre podiam passar até oito horas por dia na academia. As mulheres gregas antigas tinham Afrodite como seu ídolo, a Deusa do amor e da beleza. Todas as mulheres e especialmente as que moravam em Atenas eram obcecadas por segredos de maquiagem e embelezamento. Mulheres ricas tinham seu laboratório de maquiagem pessoal. Garrafinhas com perfumes e essências, alfinetes, pinças, pentes, espatulas de madeira, colheres e espelhos cheios de ingredientes preciosos que os faziam parecer mais bonitas. Outras mulheres compravam todos os produtos de maquiagem necessários nas farmácias de seu tempo. A pele pálida era um sinal de riqueza para as mulheres aristocráticas e casadas, pois eram obrigadas a

Tuitaço mobiliza sociedade civil contra Lei Geral da Copa

24/02/2012 | Redação Carta Maior O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e os Comitês Populares da Copa estão conclamando a sociedade a participar da campanha "Fifa, abaixa a bola", que pressiona os deputados, através de milhares de mensagens pela internet, pela não aprovação do Projeto de Lei Geral da Copa (PL 2330/11). As entidades apontam pontos críticos do projeto que podem trazer sérios prejuízos à sociedadde durante a realização da Copa do Mundo de 2014. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e a Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa (Ancop) organizam tuitaço na próxima segunda-feira (27/02) contra os abusos a direitos trazidos pelo Projeto de Lei Geral da Copa (PL 2330/11). O mote da campanha é #Fifabaixabola. Na iminência da visita do presidente da Fifa, Joseph Blatter, que pressiona pela aprovação votação do substitutivo do deputado Vicente Cândido (PT-SP), sobre a Lei Geral da Copa (PL 2.330/11), as organizações