Pular para o conteúdo principal

Um podcast para imergir na mitologia grega

FOTO: REPRODUÇÃO

 PINTURA DOS DEUSES GREGOS POR RENÉ ANTOINE HOUASSE (1645-1710)

Explorar as muitas facetas da mitologia grega. Essa é a proposta do podcast Noites gregas, lançado em 2020 pelo gaúcho Cláudio Moreno, professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, licenciado em Língua e Literatura Gregas.

A cada episódio – lançados quinzenalmente – , Moreno aborda um aspecto da mitologia grega: do próprio conceito dos deuses à variedade de nomes que cada um deles carrega consigo. Ele se dedica também a capítulos inteiros para deuses específicos, como Hades, senhor do submundo, e Afrodite, deusa do amor.

Os episódios têm cerca de 30 minutos cada e estão disponíveis nos principais agregadores de podcast.

O acesso ao programa é gratuito, mas Moreno oferece uma modalidade paga aos interessados. Com mensalidades de R$ 20 ou R$ 40, os apoiadores recebem materiais exclusivos a cada episódios – textos, vídeos e outros conteúdos – que aprofundam o que foi abordado, e podem contatar o professor por WhatsApp para tirar dúvidas. Na modalidade mais cara, há também acesso a um curso sobre a representação mitológica na história da arte.

Cláudio Moreno é autor dos livros “Tróia: O romance de uma guerra”, “Um rio que vem da Grécia”, “100 lições para viver melhor: histórias da Grécia Antiga” e “Noites gregas”.

Interesse moderno em mitos antigos

Para Cláudio Moreno, a mitologia grega segue fascinando porque seus deuses trazem consigo aparência e sentimentos humanos, gerando uma identificação. “Eles são como nós, mas ao mesmo tempo não são”, diz no primeiro episódio do podcast.

As mitologias grega e romana formam a chamada mitologia clássica. Mitos, lendas e folclores são parte essencial da formação de toda cultura, e servem também como uma lente de aumento para que gerações posteriores entendam os processos religiosos e simbólicos pelos quais as civilizações passaram – e, neste caso, boa parte da Europa.

A maior parte dos registros da mitologia grega estão nos poemas épicos “A Ilíada" e “A Odisseia”, ambos escritos por Homero, autor cuja própria existência é questionada por estudiosos contemporâneos.

Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2021/04/15/Um-podcast-para-imergir-na-mitologia-grega


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HETERAS: AS ÚNICAS MULHERES LIVRES DA GRÉCIA ANTIGA

Conheça as mulheres que ofereciam prazeres amorosos e intelectuais a homens OTÁVIO URBINATTI  PUBLICADO EM 12/06/2019, ÀS 08H00 Crédito: Wikimedia Commons No centro do tribunal, uma das mais belas mulheres da Grécia Antiga estava entre a vida e a morte. Os conselheiros do Areópago, o tribunal ateniense, tinham em mãos o destino de uma semideusa acusada de impunidade, o que era motivo de traição para os moradores da cidade-estado. Por sorte, Hipérides, um dos mais renomados oradores na Ágora (onde se realizavam as assembleias e reuniões públicas), foi convidado para defender a ré com mais um de seus sublimes discursos. O júri, no entanto, parecia não estar convencido e pretendia mesmo assim tomar uma decisão contrária. Seria o fim de uma divindade? Um gesto desesperado do advogado levou a impiedosa para o centro, rasgou seu manto e expôs seus seios diante do plenário: a pele branca reluzida por todo o salão era um último apelo a tamanha beleza. A perfeição para os gregos era uma dádiva

O preço da beleza na Grécia antiga.

  Da Redação 02/08/2020 15h00 Afrodite Helena de Tróia Na Grécia antiga, as regras da beleza eram todas importantes. Os gregos acreditavam que um exterior perfeito escondia uma perfeição interior. Para eles, um corpo bonito era considerado evidência direta de uma mente bonita. Aqueles que tinham tempo livre podiam passar até oito horas por dia na academia. As mulheres gregas antigas tinham Afrodite como seu ídolo, a Deusa do amor e da beleza. Todas as mulheres e especialmente as que moravam em Atenas eram obcecadas por segredos de maquiagem e embelezamento. Mulheres ricas tinham seu laboratório de maquiagem pessoal. Garrafinhas com perfumes e essências, alfinetes, pinças, pentes, espatulas de madeira, colheres e espelhos cheios de ingredientes preciosos que os faziam parecer mais bonitas. Outras mulheres compravam todos os produtos de maquiagem necessários nas farmácias de seu tempo. A pele pálida era um sinal de riqueza para as mulheres aristocráticas e casadas, pois eram obrigadas a

Tuitaço mobiliza sociedade civil contra Lei Geral da Copa

24/02/2012 | Redação Carta Maior O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e os Comitês Populares da Copa estão conclamando a sociedade a participar da campanha "Fifa, abaixa a bola", que pressiona os deputados, através de milhares de mensagens pela internet, pela não aprovação do Projeto de Lei Geral da Copa (PL 2330/11). As entidades apontam pontos críticos do projeto que podem trazer sérios prejuízos à sociedadde durante a realização da Copa do Mundo de 2014. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e a Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa (Ancop) organizam tuitaço na próxima segunda-feira (27/02) contra os abusos a direitos trazidos pelo Projeto de Lei Geral da Copa (PL 2330/11). O mote da campanha é #Fifabaixabola. Na iminência da visita do presidente da Fifa, Joseph Blatter, que pressiona pela aprovação votação do substitutivo do deputado Vicente Cândido (PT-SP), sobre a Lei Geral da Copa (PL 2.330/11), as organizações