Maias, astecas, incas e olmecas: quais são as diferenças? Por Bruno Calzavara , em 6.11.2013 Escultura olmeca As civilizações olmeca, maia, inca e asteca são algumas das maiores civilizações antigas da história, e mesmo assim sabemos muito pouco sobre eles, em comparação com outras partes do mundo. Os olmecas, em especial, são frequentemente esquecidos por completo, enquanto o resto costuma ser aleatoriamente agrupado como se fizessem parte de um povo só – embora eles tenham sido grupos completamente distintos entre si. Maias, astecas, incas e olmecas: conheça as diferenças Em suma, os maias surgiram primeiro e se estabeleceram na região que hoje corresponde ao México moderno. Em seguida, vieram os olmecas, que também habitaram o México. Eles não construíram nenhuma grande cidade (talvez por isso tenham caído em relativo esquecimento), mas dominaram a região e formaram um povo próspero. Eles foram seguidos pelos incas, no Peru moderno e, finalmente, surgiram os astecas, que também...
O Criador. Ele fez a Terra do nada. De árida que era tornou-a fértil, derramando cabaças com água sobre as montanhas. Depois, criou os cabelos da Terra pintando a vegetação, as flores e as florestas. Encheu de frutos as árvores e criou os animais, dotando-os de alma que se comunicavam entre elas. Os peixes aruanãs pediram a Kananciué que os transformassem em outra espécie. Kananciué resolveu então transformá-los nos seres humanos.

Diz aí velho, beleza? Só passei prá malhar um pouquinho do governo e convidar para a festa de Isadora. Vai ser dia 5. Manda um e-mail prá mim: ronierogerio@gmail.com .
ResponderExcluirO ministério do meio-ambiente é patético: hoje Ronaldo Caiado desmoralizou o Minc. Perguntou se ele entendia de gráficos e afirmou que os ruralistas, aqueles que ele demoniza, produzem carne, alimentos e riqueza para o Brasil ao passo que ele defende os produtores da maconha(há, há, bela sacada tem que ser usada na campanha: O governo do presidente que defende a liberação da mal-dita! Uma pena que a oposição seja medrosa). Se ele tivesse um pouquinho de vergonha pedia pra sair. E a Marina Silva, a representante dos povos da floresta?! Não sei nem o que falar dela.
Até mais,
Uma perguntinha: Sarney fica até quando?