Pular para o conteúdo principal

Embaixadora da Cultura do Brasil

Embaixadora da Cultura do Brasil

Personagem Mônica, de Mauricio de Sousa, deverá receber título do MinCO Ministério da Cultura deverá homenagear com o título de Embaixadora da Cultura do Brasil a personagem Mônica, criação do desenhista e cartunista Mauricio de Sousa.
O anúncio da titulação será feito pelo presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Sérgio Mamberti, neste sábado, 18 de julho, durante a abertura da exposição Mauricio 50 Anos. A solenidade - que marca o ínicio de uma série de eventos para comemorar o cinquentenario da Turma da Mônica - ocorrerá às 19h, no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), em São Paulo.
"Vemos com muita legitimidade a titulação da Mônica como Embaixadora da Cultura do Brasil em reconhecimento à relevância das histórias em quadrinhos de Mauricio de Sousa como produto cultural brasileiro de projeção internacional e a sua eficácia como recurso pedagógico de estímulo à leitura", afirma a secretária de Articulação Institucional do MinC e coordenadora do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles.
A escolha da personagem deve-se à contribuição de Mauricio de Sousa para as políticas públicas voltadas à promoção do acesso aos bens e serviços culturais. Nessa perspectiva, a iniciativa também contribui para ampliar as possibilidades de parcerias, sobretudo em relação ao uso de imagem para fins educativos e culturais.
"Foi uma surpresa. A Mônica vai continuar com o mesmo trabalho de espalhar cultura. Agradeço ao ministério", declarou Mauricio de Sousa, pai da 'pequena dentuça', que conquista crianças e adultos a cada geração desde 1963, quando foi criada.
Com sua personalidade forte, Mônica é a mais popular da Turma e lidera a maioria das campanhas educativas realizadas pelo Instituto Mauricio de Sousa. Também já foi nomeada embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), pela organização no país, e do Turismo do Brasil, pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur).
Parceria com a Cultura - Em dezembro do ano passado, a Mauricio de Sousa Produções doou mais de três milhões de exemplares de gibis ao Ministério da Cultura para ser distribuído nas bibliotecas municipais do Brasil, nos Pontos de Leitura e Pontinhos de Cultura. Do montante, 300 mil exemplares são destinados ao Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário, uma ação conjunta entre as duas pastas voltada para o incentivo à leitura. Leia mais.
Turma da Mônica
Mauricio de Sousa iniciou sua trajetória de desenhista, roteirista e criador de histórias em quadrinhos em 1959. A primeira tira, publicada no Jornal Folha da manhã, era protagonizada por seus primeiros personagens: o cão Bidu e seu dono Franjinha.
Atualmente, os gibis de Maurício de Sousa, encabeçados pela personagem Mônica, fazem parte do cotidiano da população brasileira como veículos de diversão, informação e formação, marcando a vida de crianças, jovens e adultos de diferentes gerações.
Nessas cinco décadas, suas criações chegaram ao público no cinema, televisão, jogos eletrônicos e Internet. A Turma da Mônica tem sido instrumento de difusão e formação cultural e de disseminação de boas práticas relacionadas à ética, cidadania, justiça, solidariedade, preservação ambiental, valorização da arte e do esporte, dentre outros temas de relevância sociocultural.
Linque: http://www.cultura.gov.br/site/2009/07/17/homenagem-3/Fonte: sítio do Ministério da Cultura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTIVAL DE MÚSICA PARQUE SUCUPIRA

FESTIVAL DE MÚSICA PARQUE SUCUPIRA - A GRANDE FINAL É AMANHÃ!SÁBADO, 13 DE JUNHO DE 2009A partir das 19h, Estacionamento da UnB - Planaltina DF01 - Aroldo Moreira - "Paralelepípedo e outras proparoxítonas"02 - Diga How - "Quem lê, viaja"03 - Etno - "A mesma dor"04 - Kleuton e Karen - "Quando a peteca cair"05 - Malwe Djow - "Deus e o Diabo na Terra- Parte II06 - Martinha do Coco - "O Perfume Dela"07 - Máximo Mansur - "Concréticas"08 - Os Sambernéticos - "Meus Brasis"09 - Vytória Rudan - "Planador"10 - Zé do Pife e as Juvelinas - "Homenagem ao Mestre"COMPAREÇA! Traga a turma, assista ao vivo às apresentações finais e torça para a sua música favorita. ENTRADA GRATUITA!MAIS INFORMAÇÕES: http://festivalparquesucupira.blogspot.com/ O Festival de Música é realizado pela Rádio Comunitária Utopia FM de Planaltina-DF e ocorrerá na cidade.

HÁ 230 ANOS, ERA DESCOBERTA A IMPRESSIONANTE PEDRA DO CALENDÁRIO ASTECA

  MATÉRIAS  »  ARQUEOLOGIA HÁ 230 ANOS, ERA DESCOBERTA A IMPRESSIONANTE PEDRA DO CALENDÁRIO ASTECA A revelação do fascinante artefato de 25 toneladas representou um grande marco para a história GIOVANNA GOMES  PUBLICADO EM 17/12/2020, ÀS 00H00 - ATUALIZADO ÀS 09H41 A famosa Pedra do Sol - Wikimedia Commons Neste dia, há exatos 230 anos,  trabalhadores  que realizavam reparos na  Cidade do México  fizeram uma importante descoberta que viria a ser conhecida como a Pedra do Sol. A estrutura esculpida em forma de  disco  com cerca de quatro metros de diâmetro e 25 toneladas representou uma grande conquista para a história.  A descoberta Na época da descoberta, século 19, o México já se encontrava livre do domínio do Império Espanhol, e, assim, como os demais países da América hispânica, desenvolveu um apreço pelo seu passado indígena, devido à necessidade de modelos para a criação de uma identidade nacional. Dessa forma, o General ...

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2010) destaca desenvolvimento sustentável

Abertura do evento em Brasília aconteceu nesta terça-feira (19/10), com a presença do ministro Sergio Rezende Foi aberta oficialmente nesta terça-feira (19), em Brasília, a 7ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), cujo tema este ano é "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável". O objetivo do evento é divulgar a ciência e atrair mais estudantes para as atividades de pesquisa e mostrar para a população como a atividade contribui para seu bem-estar. Até do próximo domingo (24/10), haverá 10 mil atividades em mais de 300 cidades com a participação de 630 instituições ligadas à ciência, tecnologia e inovação. "A preservação da biodiversidade é um tema que Brasil tem que ser referência em função dos nossos recursos naturais. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia contribui para que o tema esteja em discussão e estimule jovens a se tornarem cientistas conscientes com o meio ambiente", afirmou o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, n...