Pular para o conteúdo principal

Comunidade científica lança campanha sobre uso de animais em pesquisa

Serão distribuídos 100 mil folhetos e 30 mil cartazes entre Secretarias de Saúde e Educação de sete capitais. A campanha contará ainda com anúncios na grande mídia e em cinemas

A comunidade científica lançará no próximo dia 23 de junho, na sede da Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio de Janeiro, uma grande campanha publicitária sobre experimentação animal.

Até a aprovação da Lei 11.794/2008, que regulamenta o uso de animais na pesquisa científica, foram 13 anos de tramitação no Congresso Nacional. Embora a Lei tenha sido sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2008, muitos ainda desconhecem a importância da experimentação animal para o desenvolvimento de medicamentos, vacinas, cirurgias e até para a própria medicina veterinária.

Por isso, diz o pesquisador Marcelo Morales, da UFRJ, a Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), em conjunto com outras entidades da comunidade científica, está lançando a campanha publicitária.

Inicialmente, serão distribuídos 100 mil folhetos e 30 mil cartazes entre Secretarias de Saúde e Educação de sete capitais (Rio de Janeiro, São Paulo,Belém, Salvador, Florianópolis, Recife e Distrito Federal). Anúncios na grande mídia (jornais, revistas, televisão e rádio) e em cinemas do grupo Luiz Severiano Ribeiro também serão veiculados. As mídias sociais da internet são outro alvo das estratégias idealizadas pela agência Habla de comunicação.

Numa segunda etapa, será lançado um gibi em escolas da rede municipal e estadual para esclarecer os jovens adolescentes brasileiros.

Concea

Com a aprovação da Lei, hoje, existe o Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (Concea), que regulamenta o uso de animais para pesquisa e estabelece as normas e critérios éticos. O órgão é presidido pelo Ministro de Ciência e Tecnologia e integrado por representantes de outros ministérios e de órgãos como a SBPC, sociedades científicas e o Colégio Brasileiro de Experimentação Animal.

Além do Concea, a Lei 11.794 também obrigou às instituições de pesquisa a instituir Comissões internas de Ética no Uso de Animais (Ceua) que regulamentam a prática em cada centro de pesquisa. As Ceuas são formadas com especialistas, por um lado, e representantes de entidades protetoras dos animais, por outro.

Assim, qualquer estudo científico que pretenda utilizar animais, deve passar por uma rigorosa avaliação; os biotérios universitários e de centros de pesquisa, com a instituição da Lei, são outra prioridade e têm recebido recursos das agências de fomento.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da FeSBE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTIVAL DE MÚSICA PARQUE SUCUPIRA

FESTIVAL DE MÚSICA PARQUE SUCUPIRA - A GRANDE FINAL É AMANHÃ!SÁBADO, 13 DE JUNHO DE 2009A partir das 19h, Estacionamento da UnB - Planaltina DF01 - Aroldo Moreira - "Paralelepípedo e outras proparoxítonas"02 - Diga How - "Quem lê, viaja"03 - Etno - "A mesma dor"04 - Kleuton e Karen - "Quando a peteca cair"05 - Malwe Djow - "Deus e o Diabo na Terra- Parte II06 - Martinha do Coco - "O Perfume Dela"07 - Máximo Mansur - "Concréticas"08 - Os Sambernéticos - "Meus Brasis"09 - Vytória Rudan - "Planador"10 - Zé do Pife e as Juvelinas - "Homenagem ao Mestre"COMPAREÇA! Traga a turma, assista ao vivo às apresentações finais e torça para a sua música favorita. ENTRADA GRATUITA!MAIS INFORMAÇÕES: http://festivalparquesucupira.blogspot.com/ O Festival de Música é realizado pela Rádio Comunitária Utopia FM de Planaltina-DF e ocorrerá na cidade.

HÁ 230 ANOS, ERA DESCOBERTA A IMPRESSIONANTE PEDRA DO CALENDÁRIO ASTECA

  MATÉRIAS  »  ARQUEOLOGIA HÁ 230 ANOS, ERA DESCOBERTA A IMPRESSIONANTE PEDRA DO CALENDÁRIO ASTECA A revelação do fascinante artefato de 25 toneladas representou um grande marco para a história GIOVANNA GOMES  PUBLICADO EM 17/12/2020, ÀS 00H00 - ATUALIZADO ÀS 09H41 A famosa Pedra do Sol - Wikimedia Commons Neste dia, há exatos 230 anos,  trabalhadores  que realizavam reparos na  Cidade do México  fizeram uma importante descoberta que viria a ser conhecida como a Pedra do Sol. A estrutura esculpida em forma de  disco  com cerca de quatro metros de diâmetro e 25 toneladas representou uma grande conquista para a história.  A descoberta Na época da descoberta, século 19, o México já se encontrava livre do domínio do Império Espanhol, e, assim, como os demais países da América hispânica, desenvolveu um apreço pelo seu passado indígena, devido à necessidade de modelos para a criação de uma identidade nacional. Dessa forma, o General ...

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2010) destaca desenvolvimento sustentável

Abertura do evento em Brasília aconteceu nesta terça-feira (19/10), com a presença do ministro Sergio Rezende Foi aberta oficialmente nesta terça-feira (19), em Brasília, a 7ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), cujo tema este ano é "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável". O objetivo do evento é divulgar a ciência e atrair mais estudantes para as atividades de pesquisa e mostrar para a população como a atividade contribui para seu bem-estar. Até do próximo domingo (24/10), haverá 10 mil atividades em mais de 300 cidades com a participação de 630 instituições ligadas à ciência, tecnologia e inovação. "A preservação da biodiversidade é um tema que Brasil tem que ser referência em função dos nossos recursos naturais. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia contribui para que o tema esteja em discussão e estimule jovens a se tornarem cientistas conscientes com o meio ambiente", afirmou o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, n...