Pular para o conteúdo principal

11 filmes e séries para quem é fã de mitologia grega


Além de se divertir com as obras, mergulhar nesse universo pode ajudar a entender melhor costumes, valores e ideais que impactaram a cultura ocidental

POR JULIA DI SPAGNA 7 NOV 2020, 11H36

Nas aulas de História, aprendemos a importância e os impactos da Grécia Antiga no mundo em que vivemos. A arte, os valores e os ideais transmitidos pela mitologia grega ajudaram a moldar a cultura ocidental e até hoje são estudados e analisados. 

E o tema não se limita às aulas de História e pode até ser usado na redação. Em 2017, por exemplo, uma estudante que conquistou a nota 1000 no Enem aproveitou um mito grego para iniciar e concluir a sua redação. Confira o texto e se inspire.

Então para mergulhar de vez nesse universo e ampliar seu repertório, que tal conferir 11 filmes e séries sobre o tema? Veja abaixo:

Fúria de Titãs (2010)

O jovem Perseu descobre que é o filho mortal de Zeus, o deus mais poderoso do Olimpo, mas decide recusar essa condição depois que seu tio Hades ataca os humanos. Para castigá-los ainda mais, Hades exige que os habitantes da cidade de Argos sacrifiquem sua princesa, Andrômeda, em dez dias ou ele enviará Kraken, uma enorme criatura marinha, para destruí-los. Agora, cabe a Perseu salvar os mortais e a princesa da ira dos deuses.

Disponível no YouTube e no Google Play.

Tróia (2004)

Durante uma visita a Esparta, o príncipe de Tróia, Paris, apaixona-se pela rainha espartana Helena e a leva embora com ele. Com isso, o rei Menelau decide dar início ao que se tornaria a maior guerra entre os dois reinos, com mais de uma década de batalhas. Para derrotar Tróia, Esparta conta com Aquiles, um famoso guerreiro da época.

Disponível no Telecine Play, no YouTube e no Google Play.

Tróia: A Queda de Uma Cidade

 

Também sobre os acontecimentos de levaram à Guerra de Tróia, essa minissérie explora a relação de Paris e Helena após saírem de Esparta e a reação do rei depois de descobrir a partida da rainha. A obra foi produzida pela BBC em parceria com a Netflix.

Disponível na Netflix.

300 (2007)

Em 480 a.C., ocorre uma guerra entre a Pérsia, liderada pelo rei Xerxes, e a Grécia. Em uma das batalhas, o rei de Esparta, Leônidas, decide enfrentar com 300 guerreiros o numeroso exército persa. O sacrifício e a dedicação desses espartanos serviu de inspiração para toda a Grécia que se uniu para derrotar o inimigo que os habitantes da região tinham em comum.

Disponível no YouTube e no Google Play.

Grandes Mitos Gregos (2013) 

Nessa série documental, é possível conhecer melhor as antigas e mais famosas histórias por meio da arte. Em uma mistura de elementos ancestrais, com estátuas e pinturas, e contemporâneos, com animações e ilustrações, a obra explora a mitologia grega e separa os episódios por temas, como Zeus, Atenas, Dionísio e Apolo

Alexandre (2004)

O filme conta a história de Alexandre, o Grande, que conquistou 90% do mundo aos 25 anos. Em oito anos, ele liderou um exército, enfrentando ataques, acumulando vitórias e espalhando a cultura grega por 35 mil quilômetros. 

Disponível na Globoplay, no YouTube e no Google Play

Percy Jackson e o Ladrão de Raios (2010)

A vida de Percy muda quando ele descobre que é um semideus, filho de uma humana com o deus grego Poseidon. O que ele acreditava ser um déficit de atenção ou uma dislexia, na verdade eram seus poderes se manifestando. Para sua segurança e para treinar suas habilidades, ele é levado para um acampamento, onde conhece os filhos de outros deuses e percebe que precisa enfrentar um grande desafio.

Disponível no Google Play.

Imortais (2011)

Em 1228 a.C., o rei Hyperion está em busca do arco de Épiro, uma poderosa arma capaz de matar deuses. Durante a procura, ele destrói os vilarejos e famílias que encontra pelo caminho, até que Theseus, um jovem que era admirado por Zeus, decide enfrentá-lo.

Disponível no YouTube e no Google Play.

Hércules (2014)

Após anos de sofrimento por ter perdido toda a sua família e de realizar os seus 12 trabalhos, o semideus Hércules, filho de Zeus, conhece seis assassinos e se une a eles em busca de um trabalho. As ações dos homens acabam despertando a atenção do rei da Trácia, que convida Hércules para treinar seu exército e transformar seus guerreiros em sanguinários.

Disponível no Telecine Play, no YouTube e no Google Play.

Mulher-Maravilha (2017)

Diana Prince foi treinada desde criança pelas Amazonas, mulheres guerreiras citadas na Ilíada, um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga. Mas quando ela descobre que o mundo está em guerra, decide deixar a ilha onde cresceu para pôr fim aos conflitos. Confira aqui os paralelos entre a mitologia clássica e a personagem.

Disponível na Netflix.

Atlantis (2013)

A série britânica conta a história de Jason que, na busca pelo navio de seu pai, dado como desaparecido, acaba conhecendo uma misteriosa região repleta de criaturas míticas. Ele está em Atlântida, uma ilha lendária. Lá, conhece figuras, como Pitágoras, Hércules e o Minotauro.

Bônus

Kaos 

A produção da Netflix ainda não estreou no serviço de streaming, mas a previsão é que a primeira temporada tenha dez episódios, explorando diversos elementos da mitologia grega, como o poder dos deuses e a vida no submundo, por meio de um olhar contemporâneo.

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/11-filmes-e-series-para-quem-e-fa-de-mitologia-grega/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maias, astecas, incas e olmecas: quais são as diferenças?

Maias, astecas, incas e olmecas: quais são as diferenças? Por  Bruno Calzavara , em 6.11.2013 Escultura olmeca As civilizações olmeca, maia, inca e asteca são algumas das maiores civilizações antigas da história, e mesmo assim sabemos muito pouco sobre eles, em comparação com outras partes do mundo. Os olmecas, em especial, são frequentemente esquecidos por completo, enquanto o resto costuma ser aleatoriamente agrupado como se fizessem parte de um povo só – embora eles tenham sido grupos completamente distintos entre si. Maias, astecas, incas e olmecas: conheça as diferenças Em suma, os maias surgiram primeiro e se estabeleceram na região que hoje corresponde ao México moderno. Em seguida, vieram os olmecas, que também habitaram o México. Eles não construíram nenhuma grande cidade (talvez por isso tenham caído em relativo esquecimento), mas dominaram a região e formaram um povo próspero. Eles foram seguidos pelos incas, no Peru moderno e, finalmente, surgiram os astecas, que também...

FESTIVAL DE MÚSICA PARQUE SUCUPIRA

FESTIVAL DE MÚSICA PARQUE SUCUPIRA - A GRANDE FINAL É AMANHÃ!SÁBADO, 13 DE JUNHO DE 2009A partir das 19h, Estacionamento da UnB - Planaltina DF01 - Aroldo Moreira - "Paralelepípedo e outras proparoxítonas"02 - Diga How - "Quem lê, viaja"03 - Etno - "A mesma dor"04 - Kleuton e Karen - "Quando a peteca cair"05 - Malwe Djow - "Deus e o Diabo na Terra- Parte II06 - Martinha do Coco - "O Perfume Dela"07 - Máximo Mansur - "Concréticas"08 - Os Sambernéticos - "Meus Brasis"09 - Vytória Rudan - "Planador"10 - Zé do Pife e as Juvelinas - "Homenagem ao Mestre"COMPAREÇA! Traga a turma, assista ao vivo às apresentações finais e torça para a sua música favorita. ENTRADA GRATUITA!MAIS INFORMAÇÕES: http://festivalparquesucupira.blogspot.com/ O Festival de Música é realizado pela Rádio Comunitária Utopia FM de Planaltina-DF e ocorrerá na cidade.

Cientistas esperam regulamentação do uso de animais em pesquisas

Cientistas esperam regulamentação do uso de animais em pesquisas “Temos que defender os animais, sim. Mas temos que pensar na produção de vacinas, nas crianças que dependem das vacinas”, disse Marcelo Morales, da UFRJ, na 61ª Reunião Anual da SBPC Quase um ano depois da aprovação da lei que regulamenta a criação e o uso de animais em pesquisas, conhecida como Lei Arouca, pesquisadores da área aguardam a edição do decreto que vai dar efetividade ao texto.De acordo com o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Marcelo Morales, o decreto, que está na Casa Civil, deve ser publicado nas próximas semanas.Os defensores das pesquisas com animais esperam que, com a edição do decreto, a sociedade tome conhecimento dos benefícios desse tipo de experiência e, para isso, vão investir pesado. Eles estão preparando uma campanha publicitária de R$ 800 mil para veiculação no cinema, no rádio e na televisão até o fim deste ano.“Os cientistas não podem ficar conhecidos como as pessoas ...