| Foi divulgada a relação dos 588 contemplados no edital que irá investir R$ 41,25 milhões no Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) O programa é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agências do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é incentivar a atuação de jovens doutores em projetos de pesquisa, especialmente nas áreas consideradas estratégicas, inseridas na Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP).
De acordo com publicação recente lançada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), em maio, o Brasil alcançou a marca de 11 mil novos doutores titulados no ano de 2008.
Segundo considerações feitas pelos ministérios, esses recém-formados não são absorvidos com a devida velocidade pelas instituições de pesquisa nem pelas empresas do país. Dado esse fato, o esforço conjunto dos ministérios e suas agências visa incentivar a absorção desses especialistas, permitindo que levem adiante os projetos de desenvolvimento de novas tecnologias.
Veja os projetos de pesquisa aprovados em: http://www.cnpq.br/resultados/2010/028.htm (Assessoria de Comunicação Social do CNPq) | |
Maias, astecas, incas e olmecas: quais são as diferenças? Por Bruno Calzavara , em 6.11.2013 Escultura olmeca As civilizações olmeca, maia, inca e asteca são algumas das maiores civilizações antigas da história, e mesmo assim sabemos muito pouco sobre eles, em comparação com outras partes do mundo. Os olmecas, em especial, são frequentemente esquecidos por completo, enquanto o resto costuma ser aleatoriamente agrupado como se fizessem parte de um povo só – embora eles tenham sido grupos completamente distintos entre si. Maias, astecas, incas e olmecas: conheça as diferenças Em suma, os maias surgiram primeiro e se estabeleceram na região que hoje corresponde ao México moderno. Em seguida, vieram os olmecas, que também habitaram o México. Eles não construíram nenhuma grande cidade (talvez por isso tenham caído em relativo esquecimento), mas dominaram a região e formaram um povo próspero. Eles foram seguidos pelos incas, no Peru moderno e, finalmente, surgiram os astecas, que também...
Comentários
Postar um comentário