Pular para o conteúdo principal

Cooperação entre MCT e Minc colocará acervo da Cinemateca na internet

Cooperação entre MCT e Minc colocará acervo da Cinemateca na internet
Por Redação<editor_idgnow@idgnow.com.br> do IDG Now! Publicada em 19 de junho de 2009às 17h45 São Paulo – Parceria entre Ministérios da Cultura e da Ciência eTecnologia prevê investimento de R$ 30 mi por Banco de ConteúdosAudiovisuais Brasileiros. O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e oMinistério da Cultura (MinC) assinaram termo de cooperação que investirá 30milhões de reais no Banco de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros.
O projeto contempla um arquivo audiovisual que oferecerá, gratuitamente,filmes e programas de TV históricos brasileiros pela internet.
O projeto contará com conteúdo tanto da Cinemateca Brasileira como do CentroTécnico Audiovisual. A transmissão poderá aproveitar a estrutura da RedeNacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
O acervo da Cinemateca conta com cerca de 200 mil rolos de filmes de 35milímetros ou 16 milímetros que misturam tanto filmes brasileiros eestrangeiros, com ou sem som, com programas de TV.
Filmes de cineastas como José Mojica Marins, Hector Babenco, Ugo Lombardi,Luiz de Barros e Watson Macedo constam no catálogo, além de programas deauditório e jornalísticos da TVTupi<http://www.cinemateca.gov.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=TUPI&lang=p>,já em processo de recuperação.
A filmografia de Glauber Rocha vem sendo restaurada pela Cinemateca.
Segundo a Cinemateca, o conteúdo estará disponível gratuitamente online parausos comunitários, educacionais, pesquisas, exibição e remix, com a criaçãode outros conteúdos baseados nos filmes e programas veiculados.
Atualmente, a parceria discute que tipo de licença será adotada para que obanco de dados permita a exibição e remixagem dos conteúdos publicadosonline
-- João Baptista Pimentel NetoDiretor de Articulação e Comunicações do CBC - Congresso Brasileiro deCinemaSecretário Geral do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes BrasileirosRelações Institucionais do Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual
Cel: 11.8492.7373Msn: pimentel439@hotmail.comSkype: pimentel43

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTIVAL DE MÚSICA PARQUE SUCUPIRA

FESTIVAL DE MÚSICA PARQUE SUCUPIRA - A GRANDE FINAL É AMANHÃ!SÁBADO, 13 DE JUNHO DE 2009A partir das 19h, Estacionamento da UnB - Planaltina DF01 - Aroldo Moreira - "Paralelepípedo e outras proparoxítonas"02 - Diga How - "Quem lê, viaja"03 - Etno - "A mesma dor"04 - Kleuton e Karen - "Quando a peteca cair"05 - Malwe Djow - "Deus e o Diabo na Terra- Parte II06 - Martinha do Coco - "O Perfume Dela"07 - Máximo Mansur - "Concréticas"08 - Os Sambernéticos - "Meus Brasis"09 - Vytória Rudan - "Planador"10 - Zé do Pife e as Juvelinas - "Homenagem ao Mestre"COMPAREÇA! Traga a turma, assista ao vivo às apresentações finais e torça para a sua música favorita. ENTRADA GRATUITA!MAIS INFORMAÇÕES: http://festivalparquesucupira.blogspot.com/ O Festival de Música é realizado pela Rádio Comunitária Utopia FM de Planaltina-DF e ocorrerá na cidade.

Maias, astecas, incas e olmecas: quais são as diferenças?

Maias, astecas, incas e olmecas: quais são as diferenças? Por  Bruno Calzavara , em 6.11.2013 Escultura olmeca As civilizações olmeca, maia, inca e asteca são algumas das maiores civilizações antigas da história, e mesmo assim sabemos muito pouco sobre eles, em comparação com outras partes do mundo. Os olmecas, em especial, são frequentemente esquecidos por completo, enquanto o resto costuma ser aleatoriamente agrupado como se fizessem parte de um povo só – embora eles tenham sido grupos completamente distintos entre si. Maias, astecas, incas e olmecas: conheça as diferenças Em suma, os maias surgiram primeiro e se estabeleceram na região que hoje corresponde ao México moderno. Em seguida, vieram os olmecas, que também habitaram o México. Eles não construíram nenhuma grande cidade (talvez por isso tenham caído em relativo esquecimento), mas dominaram a região e formaram um povo próspero. Eles foram seguidos pelos incas, no Peru moderno e, finalmente, surgiram os astecas, que também...

HÁ 230 ANOS, ERA DESCOBERTA A IMPRESSIONANTE PEDRA DO CALENDÁRIO ASTECA

  MATÉRIAS  »  ARQUEOLOGIA HÁ 230 ANOS, ERA DESCOBERTA A IMPRESSIONANTE PEDRA DO CALENDÁRIO ASTECA A revelação do fascinante artefato de 25 toneladas representou um grande marco para a história GIOVANNA GOMES  PUBLICADO EM 17/12/2020, ÀS 00H00 - ATUALIZADO ÀS 09H41 A famosa Pedra do Sol - Wikimedia Commons Neste dia, há exatos 230 anos,  trabalhadores  que realizavam reparos na  Cidade do México  fizeram uma importante descoberta que viria a ser conhecida como a Pedra do Sol. A estrutura esculpida em forma de  disco  com cerca de quatro metros de diâmetro e 25 toneladas representou uma grande conquista para a história.  A descoberta Na época da descoberta, século 19, o México já se encontrava livre do domínio do Império Espanhol, e, assim, como os demais países da América hispânica, desenvolveu um apreço pelo seu passado indígena, devido à necessidade de modelos para a criação de uma identidade nacional. Dessa forma, o General ...