Premiação incentiva reflexão das relações de gênero no país
Nesta quarta-feira, dia 24, acontecerá a entrega da 4ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero Uma realização do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM/PR), do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unfem), a premiação acontecerá durante a abertura do II Encontro Nacional de Núcleos e Grupos de Pesquisa – Pensando Gênero e Ciências, realizada no Naoum Plaza Hotel, em Brasília, às 18h. Criado em 2005, a premiação acontece por meio do concurso de redações para estudantes do ensino médio e de artigos científicos para estudantes de graduação e graduados, com o objetivo de estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero no país e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas.Busca também contribuir para a construção de um ambiente democrático de discussão nas escolas e universidades de todo o país sobre as desigualdades existentes entre mulheres e homens e incentivar os alunos e alunas a produzirem textos sobre o tema. Serão agraciados na categoria Graduado os três melhores artigos, sendo eles: Sonia Cristina Hamid, da Universidade de Brasília (UnB), tendo como orientadora a professora Ellen Woortmann, com o trabalho: “Ser Palestina no Brasil: memórias de guerra, experiências de gênero”; Zelinda Rosa Scotti, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), tendo como orientador o professor René Gertz, com o trabalho: “Loucas Mulheres Alemãs”; Jorge Dorfman Knijnik, da Universidade de São Paulo (USP), com o trabalho: “Muito além dos estereótipos: teatros, gênero e direitos humanos na cultura infantil”. Na categoria Estudante de Graduação os agraciados são os estudantes: Quelen Brondani de Aquino, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), tendo como orientadora a professora Marli Marleno Moraes da Costa, com o trabalho: “Justiça Restaurativa nas Relações de Gênero: Recurso Adicional na Mediação de Conflitos envolvendo Mulheres em Situação de Violência Doméstica”; - Caroline Silva de Oliveira, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, tendo como orientador o professor Marcelo Victor da Rosa, com o trabalho: “Mulheres em Quadra: o Futsal Feminino fora do Armário”; - Andrei Martin San Pablo Kotchergenko, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo como orientadora a professora Cristina Scheibe Wolff, com o trabalho: “A Participação das Mulheres na Luta Armada no Cone Sul”.Na categoria de Estudante de Ensino Médio serão agraciadas as três melhores redações da Etapa Nacional, dos estudantes: Ketlin dos Santos Cerqueira, do Colégio Estadual Novaes Filho, da Bahia; Jefferson Rocha, da Associação Educacional Professora Noronha, do Maranhão; e Amanda Vieira Guimarães Frias, do Colégio Resende, do Rio de Janeiro. E na Etapa Estadual foram escolhidos 15 estudantes, um por cada Unidade de Federação.(Informações da Assessoria de Comunicação do CNPq)
Nesta quarta-feira, dia 24, acontecerá a entrega da 4ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero Uma realização do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM/PR), do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unfem), a premiação acontecerá durante a abertura do II Encontro Nacional de Núcleos e Grupos de Pesquisa – Pensando Gênero e Ciências, realizada no Naoum Plaza Hotel, em Brasília, às 18h. Criado em 2005, a premiação acontece por meio do concurso de redações para estudantes do ensino médio e de artigos científicos para estudantes de graduação e graduados, com o objetivo de estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero no país e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas.Busca também contribuir para a construção de um ambiente democrático de discussão nas escolas e universidades de todo o país sobre as desigualdades existentes entre mulheres e homens e incentivar os alunos e alunas a produzirem textos sobre o tema. Serão agraciados na categoria Graduado os três melhores artigos, sendo eles: Sonia Cristina Hamid, da Universidade de Brasília (UnB), tendo como orientadora a professora Ellen Woortmann, com o trabalho: “Ser Palestina no Brasil: memórias de guerra, experiências de gênero”; Zelinda Rosa Scotti, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), tendo como orientador o professor René Gertz, com o trabalho: “Loucas Mulheres Alemãs”; Jorge Dorfman Knijnik, da Universidade de São Paulo (USP), com o trabalho: “Muito além dos estereótipos: teatros, gênero e direitos humanos na cultura infantil”. Na categoria Estudante de Graduação os agraciados são os estudantes: Quelen Brondani de Aquino, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), tendo como orientadora a professora Marli Marleno Moraes da Costa, com o trabalho: “Justiça Restaurativa nas Relações de Gênero: Recurso Adicional na Mediação de Conflitos envolvendo Mulheres em Situação de Violência Doméstica”; - Caroline Silva de Oliveira, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, tendo como orientador o professor Marcelo Victor da Rosa, com o trabalho: “Mulheres em Quadra: o Futsal Feminino fora do Armário”; - Andrei Martin San Pablo Kotchergenko, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo como orientadora a professora Cristina Scheibe Wolff, com o trabalho: “A Participação das Mulheres na Luta Armada no Cone Sul”.Na categoria de Estudante de Ensino Médio serão agraciadas as três melhores redações da Etapa Nacional, dos estudantes: Ketlin dos Santos Cerqueira, do Colégio Estadual Novaes Filho, da Bahia; Jefferson Rocha, da Associação Educacional Professora Noronha, do Maranhão; e Amanda Vieira Guimarães Frias, do Colégio Resende, do Rio de Janeiro. E na Etapa Estadual foram escolhidos 15 estudantes, um por cada Unidade de Federação.(Informações da Assessoria de Comunicação do CNPq)
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